quarta-feira, 9 de julho de 2008

Um projecto bem conseguido...

Foi concluído o Projecto no qual se trabalhou durante todo o ano, com a representação de Pedro e o Lobo, para os alunos desta Escola, de JI e EB1 do Agrupamento, na tarde do dia 17 de Junho, e na mesma noite para os EE e restante família.

Tratou-se de um salutar serão cultural onde o professor Manuel Monteiro aproveitou a fase inicial para apresentar e divulgar um blog de boa música infantil, menos difundida comercialmente e a fase final do espectáculo para, cantando e tocando guitarra, juntar pais e filhos à volta de uma canção de Sérgio Godinho que fala dos braços necessários para os abraços que todos queremos dar e receber. Foi uma forma muito terna de terminar o espectáculo, que contagiou a plateia, que aderiu à coreografia básica com que se acompanhou a canção e sensibilizou todos quantos participaram.

De referir ainda que esta obra foi também narrada pelos alunos que ao longo do ano foram sempre contribuindo com os seus saberes e comentários para o sucesso do projecto.


Relativamente aos cenários, aos fatos e às pinturas faciais existiu uma estreita colaboração com os professores de EVT da turma, Alberto Botelho e Cindia Faria .
Porque sentimos, ao longo do processo, algumas limitações na nossa formação teatral, procuramos colmatá-las recorrendo a apoio externo e assim tivemos a inestimável cooperação da Prof. Sónia Sousa, formadora na área de Teatro da Casa do Professor.
A nível interno pudemos ainda contar com a colaboração dos colegas docentes Nuno Almeida e Mariana Vale
.


Tratou-se de um projecto concluído com êxito, na opinião de todos quantos colaboraram e participaram e que deixa em todos vontade de, para o ano, rentabilizar algumas competências agora desenvolvidas, na construção de um novo desafio.

De referir que para conseguirmos realizar este projecto foram necessárias muitas horas-extra, quer de professores quer de alunos, todos vieram à Escola muitas vezes só para trabalhar nele, mas o balanço final é muito positivo.

No final do 1º espectáculo foram distribuídos aos alunos diplomas atestando o empenho e a dedicação com que se entregaram a este projecto.

Finalmente gostaríamos de referir a aprovação e o contentamento com que os pais reconheceram o trabalho de todos os envolvidos no projecto, sendo que este contribuiu, sem dúvida, para uma imagem positiva do trabalho realizado pela Escola


Na reunião final do ano lectivo foi distribuído a cada aluno e Encarregado de Educação um DVD com o filme do espectáculo e um exemplar do mesmo será devidamente entregue na Biblioteca da Escola estando disponível para todos os interessados.


Parabéns a todos os que colaboraram e trabalharam neste projecto.


Os professores de área Projecto do 5ºE Isabel Macedo e Manuel Monteiro

2 comentários:

ondamarela disse...

Parabéns!

Vânia Bettencourt disse...

No Natal vou apresentar o Pedro e o Lobo com a minha Direcção de Turma com uma adpatação aos instrumentos da filarmónica fazendo parte este projecto da minha tese de mestrado. Será que me podiam enviar por mail algum material que tivessem realizado? Agradecia imenso. Obrigada!